7 dicas para aproveitar ao máximo seu evento de networking

Você já se estressou antes de um evento de networking ou ficou nervosa e ansiosa só de pensar em um? Você entra em pânico porque talvez não conheça ninguém no evento e se pergunta se se sentirá confortável andando até uma pessoa estranha e se apresentando?

Então este artigo é para você!

Quanto mais você se preparar, menos vai sentir como se o evento de networking fosse intimidante e trabalhoso. Este artigo vai te guiar na preparação, ajudando você a entender o que fazer antes, durante e depois do evento.

Vamos começar?

 

Antes do evento:

 

1. Estabeleça suas Metas

Entenda o que você deseja alcançar e defina uma meta para o evento. Ter um objetivo pode torná-la mais focada no que deseja alcançar, em vez de focar no seu nervosismo. Por exemplo: vou iniciar uma conversa significativa com três pessoas que eu não conheço.

2. Discurso de elevador

Esteja preparada para se apresentar e ajudar alguém a entender quem você é o que você faz em 2 a 3 frases.

Exemplo: Eu sou (A), eu faço (B) para (C) conseguir (D)

Eu sou Dani Pesconi-Arthur (A), eu sou web design e mentora de business (B) para mulheres que moram no exterior (C)  que querem começar ou crescer seu próprio negócio (D).

 

3. Quebra-gelo e tópicos de conversa

Identifique alguns dos temas abaixo que você gostaria de usar e com os quais você  se sinta à vontade, e use-os no evento. Sempre que possível, evite fazer perguntas que possam ser respondidas com um “sim” ou “não”. Abaixo estão algumas sugestões:

  • Oi, tudo bem? Não conheço ninguém aqui, então eu queria me apresentar (já pode usar seu discurso de elevador).
  • Sinto que sou a aluna nova no primeiro dia de aula e não conheço ninguém aqui, importa se eu sentar do seu lado?
  • Esta é minha primeira vez participando deste evento, você já participou de algum antes?
  • Qual é o seu negócio?
  • Em quais projetos você está trabalhando agora?
  • Quem é seu cliente/cliente ideal?
  • Em quantos destes eventos você já participou? O que mudou desde o primeiro?
  • Conte-me sobre sua empresa.
  • Qual palestra da programação te interessa mais?
  • Qual é o maior desafio que você enfrenta atualmente no seu negócio?
  • Qual é a maior oportunidade…?
  • O que você faz para se divertir/relaxar quando não está trabalhando?
  • O que te motivou a vir a este evento?

 

* Não se esqueça de ser positiva nas suas respostas, e de sorrir!

 

[Leia também: “Por Que Você Não Está Alcançando Seus Objetivos? – As 5 Desculpas Mais Comuns]

7 dicas profissionais para tornar um evento de networking menos trabalhoso

 

Dica nº 1:

Se você utiliza o LinkedIn (ou outras plataformas) para o seu negócio, conecte-se com palestrantes e/ou outros participantes antes do evento. Ao enviar uma mensagem privada/pedido de “amizade” (caso use o Facebook), ou para conectar no LinkedIn, certifique-se de escrever uma mensagem explicando por que está pedindo para se conectar com essa pessoa. Não deixe a pessoa que  recebe o seu pedido/mensagem sem explicação nenhuma, de alguém que nunca viu, ficar desconfortável em não aceitar. Se apresente, sempre.

Exemplo de texto:

    1. Oi (nome da pessoa). Eu percebi que você vai apresentar no evento X, assim como eu,  e gostaria de me conectar com você antes do evento. Estou ansiosa para te conhecer.
    2. Olá (nome da pessoa). Eu estava olhando a agenda do evento X e queria me apresentar a você antes do evento. Eu li sobre você no site do evento, e também no seu website e não vejo a hora de aprender mais com você.

 

Dica nº 2:

Peça a um amiga ou colega para participar do evento com você. Apenas certifique-se de circular e conhecer novas pessoas!

 

Dica nº 3:

Se o evento fizer parte de uma conferência, a lista de participantes/palestrantes geralmente é fornecida com antecedência. Dê uma olhada na lista e identifique as pessoas com quem você deseja conversar individualmente. Prepare sua fala explicando por que você quer conversar com eles, e os procure para iniciar uma conversa.

 

Dia antes do evento (ou mais cedo!)

 

  • Selecione uma roupa apropriada para o evento. Use algo em que você se sinta confortável, incluindo seus sapatos!
  • Verifique se você possui seus cartões de visita. É melhor levar e sobrar do que não levar o suficiente.
  • Revise a agenda para garantir que você sabe para onde está indo e se alocou tempo suficiente para chegar lá.
  • Separe tudo o que você precisa na noite anterior para estar preparada caso aconteça algum contratempo no dia.

 

Durante o evento

  • Lembre-se de que você pode causar uma impressão nos outros antes mesmo de entrar no evento. Por exemplo, se você estiver dirigindo para um evento, provavelmente haverá outras pessoas fazendo o mesmo e as interações podem começar tão cedo quanto no estacionamento, no check in do hotel, ou durante o café da manhã.
  • Se você precisar escrever manualmente seu crachá, inclua seu nome e sobrenome de maneira fácil de ler (grande) e legível.
  • Coloque seu crachá próximo ao ombro direito, para que as pessoas o vejam mais facilmente quando você as cumprimentar.
  • Seja acessível, faça contato visual e sorria.
  • Esteja ciente da linguagem corporal e esteja aberta para que as pessoas se sintam à vontade em se aproximar de você e/ou do grupo em que você está. Se você estiver em um grupo e alguém se aproximar, abra o círculo (dê um passo para trás, talvez mude de posição) para que eles possam se juntar a você.

  • Fale calmamente e em velocidade normal. Nós temos a tendência  de falar mais rápido quando estamos nervosas.
  • Procure outra pessoa que pareça “precisar de um amigo” também. Além de conhecer alguém novo, você também a ajudará a se sentir mais confortável.
  • Tome água. Você estará conversando muito e a água a ajudará a manter a voz e a energia.
  • Caso haja um jantar/coquetel, conheça o seu limite para beber álcool. O meu geralmente é 0, então eu bebo um refrigerante ou água com gás com limão.
  • Quando alguém for apresentado a você, repita o nome da pessoa durante a conversa.  Isso não só demonstra que você está prestando atenção, mas também ajuda a lembrar o nome dela.
  • Faça uma ou duas pausas durante o evento para escrever notas em cartões de visita ou faça-o logo após a conclusão do evento.
  • Certifique-se de incluir palavras-chave sobre coisas que você precisa lembrar, como;  trabalhando no projeto x, apaixonada por x, precisa de ajuda com x, conecte-a com x.
  • Se precisar respirar para recarregar, reagrupar e reenergizar, faça-o – faça o que for necessário para tornar seu networking mais fácil para você!

 

Dica nº 4:

Apresente-se ao (s) organizador (es) do evento e aprenda mais sobre o evento e os participantes. Se você se sentir à vontade, peça que eles te apresentem a outras pessoas.

 

[ Leia também: “Como transformar seu medo em ação”]

Dica nº 5:

Concentre-se mais  em estar interessada do que ser interessante FAZENDO PERGUNTAS. A maioria das pessoas gosta de compartilhar coisas sobre si mesma e acha mais fácil responder a perguntas do que perguntar. Continue fazendo perguntas se estiver se sentindo desconfortável ou nervosa. Se você tiver um “branco”,  tente fazer perguntas como “Conte-me sobre …” ou “O que você fez …”?

 

Por exemplo, se eu perguntar a alguém “você gostou da primeira parte do evento? A pessoa pode simplesmente responder “sim” ou “não”. Mas se eu perguntar a ela “qual foi sua sessão favorita hoje?”, e depois acompanhar a resposta dela com “me conte mais sobre o porquê disso…” ou qualquer outra pergunta semelhante, isso criará uma conversa e você aprenderá mais sobre o que é importante para ela.

 

Dica nº 6:

Não distribua seu cartão de visita automaticamente a qualquer pessoa/pessoa com quem você converse (ou peça um deles). Não se trata de quantos cartões você pode coletar (ou distribuir), mas de sim de se conectar com as pessoas com as quais deseja manter contato mais tarde.

 

Dica nº 7:

Cuidado com a bebida. Eventos de networking geralmente tem comida e bebida à  vontade. Por mais que beber uma tacinha de vinho ou champanhe possa nos deixar mais “soltas” e menos tímidas, exagerar um pouquinho que seja ja pode ser um desastre para a sua imagem/da sua empresa e sua reputação.

 

Depois do evento

  • Acompanhe as pessoas com quem você deseja continuar a trabalhar/colaborar/manter contato já logo nos próximos dias. Eu costumo usar a “analogia do pão fresco”: até quantos dias dura um pão fresco? Não deixa passar muitos dias para entrar em contato novamente, da forma que for mais aceitável para ambas as partes:  mídia social, email, telefone, etc.
  • Ao se conectar/adicionar/seguir (dependendo do canal social que você está utilizando), certifique-se de personalizar sua mensagem, referindo-se ao local onde vocês se conheceram e incluir detalhes adicionais, como o motivo pelo qual você deseja permanecer conectada.

Exemplo de mensagem:

Foi ótimo conhecê-la no Evento [nome do evento] em [cidade, lugar] ontem, e eu realmente gostei da sua dinâmica. Eu adoraria ficar conectada com você para aprender mais sobre  [assunto]  e obter mais informações sobre você.

 

Com essas informações, você deve se sentir melhor equipada para lidar com qualquer evento de networking!

Tem alguma dica de networking? Conte pra gente nos comentários.

 

 

 

 

Compartilhe esse artigo: