Como transformar o medo em ação

O medo é uma coisa saudável. É o que nos livrou de ser comidas por tigres há milhões e milhões de anos atrás, e o que faz com que fiquemos (na maioria das vezes) fora de confusão.

No entanto, a maioria de nós nem percebe que desligamos infinitas idéias, sonhos, paixões e desejos em um nível subconsciente, tudo por causa do medo. Então, que tal pegar uma grande lupa e olhar nossos medos nos olhos? Vamos começar?

Quero falar com vocês sobre como vencer o medo, a dúvida em si mesma e o medo do que as outras pessoas vão pensar/dizer sobre a gente, ou sobre o  que fazemos.

“Eu não consigo fazer isso.”

Um dos medos que temos quando pensamos em começar um negócio (ou outra coisa qualquer com a qual não estamos familiarizados) é o tal do “Eu não consigo fazer isso.” Esse medo pode ter origem em duas mensagens que estão gravadas no nosso subconsciente e que a gente fica repetindo lá dentro da nossa cabeça o tempo inteiro.

A primeira mensagem que esse medo nos faz acreditar que é verdade é: “Eu não sou boa o suficiente.” Essa frase aqui é muito séria e muito comum de se dizer pra si mesma. Eu não vou entrar a fundo nesse assunto porque não é a minha área, mas para ser bem realista e prática, e para ajudar vocês a combaterem esse medo, eu vou dizer uma coisa:

“Ninguém é bom o suficiente. Não existe “bom o suficiente”; existe simplesmente o “bom”. Você é boa agora, mas quando a gente não reconhece as nossas realizações, muitas vezes a gente ignora nosso verdadeiro potencial. E é claro, quando não percebemos que temos potencial para algo, nos achamos incapazes de realizar nossos sonhos! Mas você tem potencial! Você só precisa descobri-lo e/ou parar de ignorá-lo.

E como fazer isso?

Comece a mostrar gratidão pelas coisas que você realiza. Todos os dias, antes de dormir, faça uma lista de cinco coisas que você fez bem durante o dia. Não deixe que sua voz interior – aquela vozinha chata, que fica atazanando a paciência e massacrando nossa auto-estima – te diga que “Ah, mas alguém poderia ter feito melhor.”. Ao invés de dar ouvido a essa mensagem pré-programada da sua mente, diga a si mesma: “Poxa, eu fiz um ótimo trabalho nisso hoje. Que orgulho de mim mesma!” Observe depois de alguns dias fazendo esse exercício, o quanto esse medo de não ser boa o suficiente vai começar a diminuir, dando lugar a uma nova perspectiva e descoberta de coisas que você realmente faz bem!

A segunda mensagem que o medo de não conseguir fazer algo nos faz acreditar que é verdade é “Não é sensato fazer isso.” Essa frase vem, geralmente, acompanhada de “E se eu falhar, o que é que eu vou fazer da minha vida? E se esse meu sonho não me trouxer uma renda estável? Não muito sensato começar algo que não é 100% seguro, e através do qual eu não vou poder usufruir no meu futuro, certo?”

E eu te pergunto: o que  é 100% seguro hoje em dia?

Empregos não são mais seguros. Começar uma carreira em uma empresa e se aposentar nela não é mais uma coisa 100% segura. Mudar de país com a família inteira não é uma coisa 100% segura. E cá entre nós, se você catou suas trouxinhas lá no Brasil e as arrastou (ou voou) meio mundo, sozinha ou com a família (incluindo gato, cachorro, passarinho, etc)…  Amiga, você meio que ja fez a parte mais difícil na minha opinião. Se dê crédito por isso! Quantas pessoas te disseram “Nossa, mas você acha que é uma boa mesmo, mudar do Brasil?” quando você anunciou a sua aventura?

[LEIA TAMBÉM: Por que você não esta alcançando suas metas?]

A tecnologia moderna permite que as pessoas acessem oportunidades como nunca haviam acessado antes. Criou empregos que não existiam antes. O senso comum tem evoluído com a geração moderna, e agora inclui criatividade, flexibilidade e coragem para tentar algo novo.

Começar (e manter) um negócio é difícil? Ô, se é! Vão haver muitas oscilações, falhas, perrengues e frustrações em cada etapa da jornada. Mas hoje em dia, mais do que nunca, você tem muito mais chances de chegar lá! Você tem comunidades para participar (O Clube das EUpreendedoras, por exemplo!) , cursos online para aprender, toneladas de conteúdo gratuito nas redes sociais – incluindo o nosso Manual Gratuito de Sobrevivência da EUpreendedora!  Então, vá em frente, e no que precisar estamos aqui!

O que os outros vão pensar?

Esse é o segundo medo que eu gostaria de mencionar aqui. Esse medo nos atrapalha de tantas maneiras! Esse “monstro” pode armar  uma barraca no seu cérebro e ficar lá por um bom tempo. E pra piorar as coisas um pouquinho pro nosso lado, esse medo é real e está na “nossa cara” todos os dias, principalmente com as mídias sociais e com o fato de a gente ter de se fazer visível aos nossos seguidores (clientes e clientes em potencial). Ser/Estar vulnerável é aterrorizante, não? É como se nossos medos internos (“Eu não sou boa o suficiente” e “E se eu falhar?”) fossem materializados e expressados pelas outras pessoas. Pode ser família, amigos que, no cuidado que tem com você, vão expressar sua preocupação de alguma dessas formas: “Nossa, mas você é doida! Começar um negócio?”, ou “Por que não conseguir um emprego mais estável?”, ou “Por que você quer ter esse trabalho todo?”, ou “Você sabe o quanto é difícil começar e manter um negócio, né? Você tem mesmo certeza?”

Mas eu te garanto uma coisa: sempre haverá pessoas que não entendem. Sempre.

Mas também SEMPRE haverá inúmeras pessoas que entendem exatamente o que você está passando; e estão prontas a te apoiar. E é a esse fato que você precisa se “agarrar”! Essa é a nossa missão principal com o Clube das EUpreendedoras: estamos só esperando por você!

Não seja aquela mulher que sempre teve GRANDES sonhos, mas sempre teve muito medo de segui-los!

Você nasceu para grandes conquistas! E nós estamos torcendo por você!

 

 

Abraço apertado,

 

 

Compartilhe esse artigo: