Por Que Você Não Está Alcançando Seus Objetivos? – As 5 Desculpas Mais Comuns

Acho que ficaria envergonhada se me fizessem essa pergunta do nada, sem a chance de tentar mudar de assunto. Em um ponto da minha vida, usei pelo menos uma dessas desculpas que eu vou contar pra vocês.

Eu tinha essa ideia incrível, pensava que estava determinada e até dizia às pessoas, para que eu realmente me comprometesse. Eu tinha certeza de que a conquista seria perfeita, e que eu já me via satisfeita, pulando de alegria e orgulho, e tudo mais. Mas não. Sempre havia uma desculpa – ou mais.

Isso não aconteceu apenas comigo porque eu era preguiçosa, não estava 100% interessada, não queria sair da minha zona de conforto. Não. Acontece, eu digo com confiança, com todas nós em algum momento. Todas criamos obstáculos quando estabelecemos nossos objetivos.

Affff….

Você consegue se enxergar nesse cenário? Tem feito o mesmo? Você precisa de um empurrãozinho e uma mudança de mentalidade? Então vamos lá.

 

Aqui estão as 5 desculpas mais esfarrapadas comuns:

1. Eu não tenho tempo

Para mim, por um longo tempo, essa foi minha principal desculpa. Perdi tantas oportunidades para fazer coisas incríveis, aprender coisas interessantes e conhecer pessoas inspiradoras. Eu estava sempre trabalhando demais. Eu sempre tive muitos compromissos fora do trabalho. Eu tinha coisas que precisava resolver. Eu sempre tive outras “prioridades”.

 

2. Não é a hora certa para mim.

Confie em mim, nunca será o momento certo. Você ainda é jovem, é muito velho, seus filhos são muito jovens, você tem um emprego seguro (não importa que não seja satisfatório, desde que seja seguro), você está lutando para encontrar um emprego e focada em fazê-lo (ei, nada de errado com isso, mas como você não está trabalhando agora, veja isso como uma vantagem e elimine já de cara a desculpa # 1! ?). Quanto mais você esperar, mais tempo terá desperdiçado. Você poderia estar fazendo algo fantástico agora mesmo! Não espere. A hora e agora!

 

3. Não tenho certeza se posso fazer isso./ É muito difícil.

Eu não tenho as habilidades necessárias. Eu prefiro ficar aqui na minha zona de conforto. Outra mentalidade que precisa de uma mudança, você não acha? Olha, nem todas as coisas boas da vida são fáceis. Você precisa aprender coisas novas o tempo todo. Deseja continuar fazendo exatamente o que tem feito por anos e anos? Ou quer fazer a diferença na vida das pessoas – e na sua! – e ainda por cima viver uma vida mais realizada? Então, amiga, aceite os desafios!

 

4. Não tenho dinheiro para gastar com minha ideia.

Minha mãe costumava dizer que, para ela, dinheiro nunca foi um problema. Dinheiro era uma solução. Sempre fiquei impressionada com a forma como ela administrava seu dinheiro e gostaria de ter aprendido mais com ela enquanto ela estava viva. Bloqueios em relação ao dinheiro são um dos piores bloqueios que podem impedir você de progredir para uma vida bem-sucedida e ter um negócio lucrativo. Não pense em como estará gastando dinheiro, mas em como estará investindo. Esse tipo de pensamento (investimento) abrirá as portas para trazer ainda mais sucesso financeiro. Além disso, no Clube das EUpreendedoras (se quiser saber mais, entre em contato AQUI) você aprenderá a trabalhar com budgets para seu negócios e sua vida pessoal, e aprenderá muitas estratégias para fazer coisas que não lhe custarão um centavo. Pense em investir, não gastar.

 

5. Eu preciso resolver minha vida primeiro.

Olha, se você me disser que precisa resolver primeiro um aspecto específico da sua vida, concordo com você, desejo tudo de bom e até ofereço ajuda. Provavelmente não vai demorar. Mas para resolver a sua vida inteira antes de fazer algo que você quer? Se você pensa assim, nunca estará pronta. Para qualquer coisa. A vida é uma pequena (ou grande) caixa de surpresas. Você nunca pode ver o que está ao virar a esquina. Não há garantia de que tudo em sua vida sempre será ótimo. Tendo isso em mente, não seria melhor aprender a identificar quando e onde as coisas podem dar errado (bem, exceto aquelas que não podemos controlar, como uma doença, por exemplo) e como você pode superar os contratempos?

Ok, você pode estar se perguntando: como me livrar dessas desculpas?

Eu simplesmente sugeriria: racionalizá-las. Imagine que você está conversando com um cliente em potencial, com quem você quer muito trabalhar. Como você argumentaria com esse cliente, para cada uma das desculpas que eu apresentei pra você aí acima? Agora, use esses argumentos para si mesma.

Ah, uma última desculpa, que também é muito comum, mas não é dita com frequência, por muitas razões:

 

6. E se eu falhar?

E aqui está a minha resposta para você:

Eu poderia escrever aqui centenas de belas citações sobre fracasso. Eu também poderia contar sobre todas as vezes que eu falhei (e eu vou, com calma, contar minhas estorias por aqui), e todas as vezes que eu tinha medo de tentar e de falhar. É completamente normal se sentir assim. Como você sabe, não há garantias na vida, apenas a morte (outra pérola de sabedoria que minha mãe adorava repetir). Use esse medo como uma oportunidade para tirá-la da sua zona de conforto. Não permita que esses medos e desculpas previnam você de abrir suas asas e alcançar os sonhos que você tem, e uma vida cheia de satisfação e de sucesso; em todos os aspectos.

Em uma palestra para o INBOUND, Ekaterina Walker disse:

“(…) o que eu achei foi profundamente simples. Nossa definição de fracasso e nosso caminho na vida são moldados por três coisas: paixão, propósito e atitude.

A paixão alimenta tudo na vida: nossa energia, nossas ambições, quem queremos ser. Isso alimenta nossas ações. Ela moldou a lente através da qual vemos o mundo. Essa lente nos ajuda a ver (ou perder) as oportunidades à nossa frente e a moldar nosso objetivo. Veja bem, acredito que cada um de nós é um empreendedor. Somos capazes de coisas surpreendentes. Nosso potencial é ilimitado. A maneira de perceber esse potencial é aumentar o fogo dessa paixão dentro de nós e nunca desistir.

Nossa paixão molda nosso propósito. Todos somos criados para causar impacto e nossas paixões nos definem, nos moldam em quem somos. Uma vez que uma pessoa conhece seu verdadeiro propósito, não há como detê-la. O propósito nos dá confiança, nos torna destemidos. Ter sentido em sua vida é uma das forças mais poderosas pelas quais um ser humano pode ser impulsionado.

E os dois juntos – paixão e propósito – afetam sua atitude. Quando você sabe quem é e o que deseja alcançar, sua atitude muda. Isso faz com que você seja imparável. Nesse ponto, você não conhece falhas, não aceita falhas, mas o caminho que leva ao seu objetivo. Você não fica com medo do fracasso, está seguindo o caminho mesmo com os erros ao longo dele. Há momentos em que você fica frustrado com suas tentativas e erros? Absolutamente. Há momentos em que seguir um caminho errado faz você voltar. Sim! Mas você continua fazendo o que realmente importa para você.

E é isso que é intrigante. Quando sua paixão e propósito colidem, eles se tornam um forte afrodisíaco. E é aí que o fracasso se torna inexistente.”

Ekaterina Waker é uma inovadora de negócios e marketing reconhecida mundialmente, palestrante internacional e autora do best-seller do Wall Street Journal “O Jeito Zuckerberg de Fazer Negócios” (2013). (Você pode ler o artigo completo e assistir ao vídeo – em inglês – AQUI).

 

Quais são suas desculpas mais comuns e quais estratégias você criou para se livrar delas? Compartilha comigo nos comentários.

Beijão e inté!

 

 

Compartilhe esse artigo: