Você tem o que é preciso para se tornar uma empreendedora?

Construir um negócio lucrativo, que te satisfaça pessoal  e profissionalmente, e se destacar da concorrência não é fácil.

De acordo com o entrepreneur.com, aqui estão 10 características de empreendedores de sucesso:

 

  1. Eles amam o que fazem. 
  2. Eles sabem o que querem. 
  3. Eles tomam decisões inteligentes. 
  4. Eles são persistentes. 
  5. Eles são bons planejadores. 
  6. Eles se cercam de pessoas com a mesma opinião. 
  7. Eles trabalham de forma inteligente.
  8. Eles são gratos. 
  9. Eles sabem onde encontrar todo o conhecimento. 
  10. Eles não deixam crenças limitantes controlá-los. 

 

Construir um negócio lucrativo, que te satisfaça pessoal  e profissionalmente, e se destacar da concorrência não é fácil. Você pode ter o sonho ou ser a melhor especialista em sua área; se você não tem a motivação, a personalidade certa, a resiliência e o comprometimento (entre outras coisas), vai ser muito difícil, ou até impossível. 

 

Por que eu estou já de cara te falando isso?

É porque eu já passei por isso. Mais de uma vez. Eu falhei. Eu duvidei de mim mesma e desisti. Eu quis fazer tudo perfeitinho desde o começo e, desconhecendo minhas limitações, eu me frustrei inúmeras vezes. Eu não estava no “lugar certo na minha vida”, e eu não tinha o “mindset certo” (mais sobre mindset aqui). Meus hábitos não estavam alinhados com as minhas metas, e eu constantemente me queixava e me frustrava quando as coisas não aconteciam do jeito que eu esperava. Meu mindset naquela ocasião me impediu de conseguir o que eu queria. Eu tive que me esforçar e me preparar para embarcar nesta grande aventura que é o Projeto Você, Empreendedora pelo Mundo (carinhosamente apelidado de VEM), e eu tenho aproveitado cada segundo, cada passo da criação dele! A cada parágrafo que eu escrevo quando estou criando conteúdo pro programa, a cada artigo que eu clico “Publicar”… Eu me sinto realizada e motivada em saber que vou poder ajudá-las! 

 

[Post relacionado: “Encontrar” o tempo para ser bem sucedido] 

 

Você está aqui porque tem interesse em começar a empreender, certo? Então, vamos tomar uma dose de perspectiva. Aqui estão algumas das coisas que você deve considerar – e se perguntar – para descobrir se você tem o que é preciso para se tornar uma empreendedora: 

 

Compromisso:

Você quer se tornar sua própria chefe, criar suas próprias horas e condições de trabalho, e ter liberdade financeira, e mais tempo para passar fazendo o que ama, com as pessoas que ama, certo? ESTÁ BEM. Mas daí, uma das primeiras “barreiras” que você pode estar encontrando é, por exemplo, a falta de tempo. Por várias razões: já tem um emprego em tempo integral, é mãe em tempo integral (ou os dois juntos! – Se for esse o caso, tiro o chapéu pra você AGORA!). Onde é que você vai encontrar o tempo??? Olha, confie em mim: você vai CRIAR o tempo que precisa para fazer algo pelo qual você é apaixonada. E você vai se comprometer realmente assim que descobrir qual é o seu maior “porquê” de querer empreender. 

 

Mindset:

Esta é uma palavra muito na moda agora. Mas o que é mindset? Achei bem legal essa explicação aqui, no site do Instituto Brasileiro de Coaching:

O termo mindset significa “modelo mental” ou “mentalidade”, que nada mais é do que a maneira como uma pessoa pensa. É a configuração dos seus pensamentos. Assim, é a partir dele que enfrentamos as mais diversas situações do cotidiano. Também é por meio dele que tornamo-nos capazes de tomar decisões.

Isso varia desde lidar com crenças limitantes, ser grato, cuidar de si mesmo, seus hábitos e seu relacionamento com o dinheiro. Para construir bases sólidas para o seu negócio, você precisará seu mindset “em forma”. Vixe, parece complicado demais, e você já está desistindo da ideia? Não se preocupe. Uma mentalidade fixa, não muito positiva, pode ser transformada em uma mentalidade de crescimento. Mas, vou dizer mais uma vez: você precisa se comprometer. 

 

Seu estilo de trabalho: você é uma pessoa que pode usar vários chapéus ou prefere executar tarefas? Você está mais feliz com instruções claras sobre o que deve ser feito ou está feliz em uma situação em que precisa tomar iniciativas e ser criativa para resolver problemas? Pense no Papai Noel e seus ajudantes (eu sei, fui longe agora, né?); Papai Noel seria um melhor empreendedor que esses ajudantes. 😉 

 

 

Incertezas:

Quando você é sua próprio chefe, dona de uma pequena empresa (uma solopreneur, como se diz em inglês,  ou ainda começando seu negócio, você terá, sim,  que assumir riscos. Vai haver altos e baixos, e muitas situações que vão deixar você se sentindo desconfortável. Você pode lidar com essas situações?? Ou você prefere viver uma vida onde as coisas são mais propensas a “permanecerem na mesma” a maior parte do tempo, e não a uma montanha-russa na qual você nem sabia que estava dentro? 

 

É difícil ser uma empreendedora? Certamente. No entanto, algumas características podem ser desenvolvidas, desde que você coloque a paixão e o compromisso de criar a vida que você quer viver. Não é tão difícil quando você tem o mindset certo, um plano e um sistema de trabalho engatilhados. 

Quais as características que você já tem, e quais você gostaria de desenvolver? Faça o teste abaixo e nos conte nos comentários!

 


Compartilhe esse artigo: