Amizade x Sociedade: Verdade ou desafio?

Podem boas amigas serem, também, boas sócias?

 

Texto publicado originalmente no site Diário de uma Expatriada

 

Lorelai e Sookie brincam durante a aula de business

 

Tornar-se empreendedora é um enorme desafio para a vida profissional e pessoal. Há muitas responsabilidades, obstáculos, possibilidades de erro, e isso pode colocar à prova os relacionamentos entre parceiros de negócios. Daí o medo: será que a nossa amizade vai desempenhar um papel negativo no nosso negócio? Ou o fato de nos conhecermos tão bem será uma vantagem?

Se você e sua amiga são empreendedoras (ou aspirantes a empreendedoras), é mais do que normal que vocês conversem e tenham muitas ideias para abrir um negócio, ou para implantar nos seus negócios já existentes. E provavelmente, quando encontrarem um ideia excelente, vão querer logo tirá-la do papel e levar pra uma sala de reuniões – mesmo que seja virtual! E, olha, com uma amizade tão linda e de longo tempo como a de vocês, essa pode ser uma ótima decisão!

Maneiras corretas

Mas, vale a pena lembrar que existem maneiras corretas e não corretas de começar um negócio com uma amiga. Vamos falar um pouquinho sobre os “pode” e “não pode”.

Como eu já disse ali acima, iniciar um negócio nem sempre é fácil. Então é super normal pensarmos que começar um negócio com a nossa pessoa favorita pode aliviar um pouco desse estresse, ou pelo menos, tornar a jornada mais divertida, certo? Hum… Claro que pode ser esse o caso.

Mas iniciar um negócio com uma amiga significa que seu relacionamento vai mudar. De uma forma ou de outra. Por exemplo, durante o horário de trabalho, vocês precisarão interagir de uma maneira um pouco mais formal, principalmente se vocês tiverem funcionários.

Você também precisará garantir que sua conexão pessoal não resulte em práticas comerciais desleixadas. Quando se é empreendedora, as emoções podem estar à flor da pele, e é extremamente importante manter as emoções sob controle para administrar seu negócio de maneira eficiente e profissional. Agora, imagina como vai ser difícil fazer isso se for justamente sua melhor amiga, sua sócia, a pessoa que estiver provocando algumas dessas emoções não tão boas.

Agora que você já sabe alguns “prós” e “contras”, é, sim, absolutamente possível iniciar um negócio com uma amiga – você só precisa ter em mente algumas recomendações práticas, alguns conselhos sobre o que fazer e não fazer quando você começa uma sociedade com uma amiga.

Pode e deve

Comuniquem-se frequentemente.
Como você provavelmente já sabe, em qualquer relacionamento pessoal, a comunicação aberta e honesta é essencial. A mesma regra vale para as parcerias comerciais. Começando um negócio com uma amiga, essa parte é fácil: vocês se conhecem muito bem, se sentem à vontade uma com a outra, e provavelmente vocês estão na mesma página no que diz respeito ao negócio de vocês, certo? O que não pode existir é o silêncio. O silêncio gera confusão, e em uma sociedade, essa confusão pode levar a perdas devastadoras (não só em relação ao negócio, mas também à sua amizade).

Estabeleça papéis claros desde o início.
Defina claramente os seus papéis e responsabilidades desde o início do seu empreendimento. Isso vai garantir que a sua organização funcione sem problemas e vai minimizar o risco de confusão. Outro problema que isso vai evitar é a briga pelo “poder” na empresa, o “eu vou decidir porque eu sou mais chefe que você”, ou “não vou fazer isso porque não faz parte do meu papel de …”

Tenha seu plano de negócios por escrito.
Estabelecer um plano e estratégia para os próximos 1 a 5 anos da vida da sua empresa é fundamental para qualquer tipo de empreendimento. Porém, quando iniciamos um negócio com a melhor amiga, temos a tendência a achar que não precisamos manter o que discutimos, que podemos ir mudando e adaptando o plano.

Cuidado aqui

Um plano formal de negócios vai ser um importante aliado, principalmente em uma sociedade entre amigas, quando as discussões podem ficar um pouco desconfortáveis. O plano de negócios vai ser importante caso o relacionamento ou o negócio mudem.

OBS: Vale lembrar aqui também que ter uma estratégia de saída é tão importante quanto ter um plano de negócios. O fracasso de uma empresa é difícil e pode causar todo tipo de estragos, inclusive o desentendimento entre vocês. Um plano formal de saída pode minimizar isso. E ele garante também, na medida do possível, que o fracasso do seu negócio não arruíne também sua amizade.

Por isso, ao começar um negócio com uma amiga, podem existir algumas armadilhas que vocês precisam evitar. Abaixo estão alguns conselhos do que não fazer se você quiser manter seu negócio e sua amizade saudáveis.

Não pode / não deve

Começar um negócio com uma amiga só porque vocês gostam uma da outra não é um bom motivo.
É claro que vocês se dão super bem! Vocês não seriam melhores amigas se não fosse assim, certo? Mas.. ser compatíveis como amigas nem sempre quer dizer que serão compatíveis para administrar um negócio juntas.

Não faça suposições sobre as metas e os compromissos uma da outra na empresa de vocês.
Você e sua amiga tem os mesmos valores, gostos e experiências. Mas isso não significa necessariamente que seus valores, gostos e hábitos de trabalho pessoais estarão alinhados às suas metas de negócios. Por exemplo: você sonha em um dia criar uma ONG, e sua amiga sonha em ter um iate. A ideia de negócio de vocês provavelmente não vai ser a mesma. E tudo bem.

Não misture assuntos pessoais e negócios.
Aqui já vale um lembrete de cara: o que quer que aconteça com seus negócios não tem nada a ver com sua amizade e vice-versa.

Para te ajudar a separar o pessoal e o profissional, lembre-se de que negócio é negócio, e amizade é amizade. Suas conversas com sua melhor amiga-sócia devem ser organizadas. Use emails, WhatsApp, telefone, Facebook, etc. pessoais para assuntos pessoais, e emails, WhatsApp, telefone, Facebook etc de negócios para assuntos comerciais.

E sempre que possível, terminem o dia/semana de trabalho em um happy hour (caso morem perto uma da outra) ou uma conversa pessoal ao final do dia/semana.

Conselho extra-precioso:

… nunca deixe seu negócio dominar sua amizade!

A menos que você não se importe em perder sua amiga, sempre coloque a amizade em primeiro lugar. Imprevistos acontecem. Negócios quebram. Então, entre nessa com uma comunicação clara, um plano de negócios sólido e um plano de saída. Se o negócio não for prá frente, você e sua amiga saberão que têm uma à outra, e a perda do negócio não arruinará a sua amizade.

 

Compartilhe esse artigo: